Presidente da Câmara, João Morales, liderou a luta pela criação de diretoria e conselho em defesa do setor
O Conselho Municipal de Comércio Exterior e Logística elegeu o presidente. Celso Gallegario, empresário do setor de transporte, foi eleito para presidir a entidade no próximo ano. “O papel da Câmara foi muito importante. Eu acho que a Câmara num momento pós pandemia visualizou melhor o nosso setor em relação ao que nós contribuímos para o município, não apenas para os operadores do setor, mas para a cidade”, declarou o presidente eleito do COMCEL.
Um dos principais interlocutores que garantiu a criação do Conselho de Comércio Exterior e Logística foi o presidente da Câmara de Foz, vereador João Morales (União Brasil). Em 2022 ele buscou a criação da diretoria de comércio exterior, viabilizada com projeto enviado pelo Poder Executivo. O departamento foi fruto de indicação de Morales em abril de 2022, com intuito de que fosse um braço de apoio aos despachantes aduaneiros, transportadores e demais classes que compõem o setor, um dos principais colaboradores na retomada econômica do município, especialmente no cenário pós pandemia.
Depois de toda interlocução entre Câmara e prefeitura, o Legislativo aprovou em maio de 2024 a criação do referido Conselho que agora elegeu seu presidente. “Com isso, nós conseguimos municiar o gestor público com os números, com o que a categoria precisa, focar ainda mais nesse time, que ainda tem muito a contribuir com Foz”, declarou Morales.
A eleição do representante da entidade ocorre em um momento de desafios, dentre eles o projeto de construção do novo porto seco do município. Tem ainda as obras estruturantes em andamento como a Perimetral Leste e duplicação da Avenida das Cataratas. “Acredito que a gente precisa começar a trabalhar esses temas, essas pautas, para que não aconteça o que está ocorrendo hoje, de colapsos de fronteira e quem perde muito com isso é o Estado brasileiro também”, enfatizou o presidente eleito do Conselho, Celso Gallegario.
Renato Camargo, Conselheiro da Fiep, pontuou: “Foz é uma cidade que tem uma logística pujante e segue crescendo. Esse conselho com certeza vai impulsionar a nossa cidade”.
Comunicação CMFI
0 Comentários