As obras estão em fase final de terraplanagem e a previsão é que a inauguração aconteça até o final de 2025

Quem passa pelo bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), já consegue ver a movimentação de caminhões e dezenas de operários para a construção da nova fábrica da multinacional sul-coreana LG Electronics.

As obras estão em fase final de terraplanagem e a previsão é que a inauguração aconteça até o final de 2025. A previsão é que a nova unidade promova a geração de até 1 mil* empregos diretos. As informações foram repassadas à Banda B nesta quarta-feira (21), pelo presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

construcao-fabrica-lg-fazenda-rio-grande-1
Foto: Gil Pereira/Secom FRG.

A agência estadual esteve envolvida em todo o processo junto à LG para a vinda da segunda fábrica no Brasil da gigante de eletrônicos, que já tem unidade em Manaus, no Amazonas.

“A fábrica deve ser inaugurada em cerca de 18 meses e a expectativa é gerar até 1 mil empregos de imediato. E vale ressaltar que estamos falando de emprego com qualificação. É um grande investimento, que ultrapassa R$ 1,5 bilhão, com grande chance da LG trazer para o Paraná outras empresas que estão embaixo do guarda-chuva dela; ou seja, vai movimentar a economia do estado de forma significativa”

diz Bekin.

O acordo para a instalação da nova linha industrial da LG Eletronics na cidade de Fazenda Rio Grande, foi celebrado durante uma cerimônia em Curitiba, no mês de fevereiro, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente global de Eletrodomésticos e Soluções de Ar-Condicionado da empresa, Jaecheol Lyu.

As tratativas com a multinacional iniciaram no segundo semestre de 2023 durante uma viagem do governador à Coreia do Sul. Muitos estados disputavam para receber a nova fábrica, mas, segundo ressalta Bekin, o bom ambiente de negócios, com segurança jurídica e infraestrutura adequada, fizeram a diferença em favor do Paraná.

“A escolha do Paraná não ocorreu em função de benefícios fiscais, mas sim pelo fato de nosso estado entregar o que os empresários chamam de segurança jurídica, o que vale muitos para os investidores em todo o mundo”

completa o presidente da Invest Paraná.

Gigante em eletrônicos

Com operações no Brasil há mais de 27 anos, a empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM). Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores.

A instalação da nova fábrica está ligada ao objetivo de estabelecer um sistema de produção local aliado à estratégia de comercializar produtos premium. Um exemplo é a tecnologia InstaView, que permite aos usuários ver o interior da geladeira a partir de um display na porta.

Presente na maior parte do mundo, a LG Electronics conta com uma força de trabalho internacional de mais de 75 mil empregados. Os inovadores produtos vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de áudio e de ar-condicionado, monitores, robôs de serviço, componentes automotivos, soluções corporativas (B2B) e dispositivos inteligentes.

construcao-fabrica-lg-fazenda-rio-grande-4
Foto: Gil Pereira/Secom FRG.

*Inicialmente a Banda B informou que seriam gerados 500 empregos, porém com a abertura de todas as linhas da fábrica os postos de trabalho criados devem chegar a 1 mil, por isso o texto foi corrigido.

Com a Banda B