Os empregados Rafael José de Andrade, Ivan Miguel Arzamendia Escobar, Rafael José Deitos e Juan Jesus Ferreira Rojas, da Diretoria Técnica da Itaipu, representaram a usina no HYDRO 2023, um dos eventos mais tradicionais do setor hidroelétrico europeu.
Sob o título “New Ideias for Proven Resources” ("Novas Ideias para Recursos Comprovados", em tradução livre), o evento ocorreu em Edimburgo, na Escócia, de 16 a 18 de outubro. Cerca de 900 participantes de 70 países se envolveram nas discussões ao longo dos dias do evento. O programa, composto por 175 apresentações distribuídas em 30 sessões técnicas, abrangeu diversos aspectos, incluindo planejamento, financiamento de projetos, segurança de barragens, meio ambiente, hidrologia, clima, sustentabilidade, máquinas hidráulicas, reabilitação e modernização, instrumentação e monitoramento, operação e manutenção, com um grande foco em hidroelétricas reversíveis. Além disso, no dia 15 de outubro, véspera do primeiro dia do evento principal, os representantes da Engenharia participaram de um (no modelo de seminário) sobre o tema BIM (Building Information Modeling), metodologia de trabalho que tem sido aplicada no projeto de Atualização Tecnológica da Usina de Itaipu.
Foto: Arquivo Pessoal.
Um destaque do evento foi a retomada dos investimentos em hidroelétricas, visando atingir as metas de redução de emissões e complementar as expansões realizadas por meio de fontes eólicas e solares. Muitos palestrantes expressaram a ideia de que estamos vivenciando um período de renascimento das usinas hidroelétricas, após anos de menores investimentos nessa fonte de energia.
Para os representantes da Itaipu, o evento proporcionou uma excelente oportunidade de networking com colegas de outras empresas e permitiu acompanhar as discussões em andamento sobre usinas hidroelétricas em outros países.
0 Comentários