Honraria concedida pela Câmara Municipal ao Presidente do TRE-PR foi proposta pela vereadora Yasmin Hachem

Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura é o novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

Christian Rizzi - CMFI

Em solenidade realizada na noite de 17 de novembro, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. A iniciativa da honraria é da vereadora Yasmin Hachem (MDB). A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, João Morales (União Brasil) com a presença de autoridades, convidados e apresentação da Banda do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado.

“É uma figura de grande destaque do cenário jurídico do Paraná, conhecido por sua competência e dedicação com a Justiça Eleitoral. Agradecemos por ele trazer avanços tão significativos para nossa região”, disse Yasmin, a propositora da honraria.

Uma carreira em prol da Justiça

Wellington Emanuel Coimbra de Moura, nascido em 14 de janeiro de 1962 em Porecatu/PR, é um destacado jurista formado em Direito pela UEL. Ingressou na carreira jurídica em 1990, inicialmente como juiz substituto em Cornélio Procópio e posteriormente atuando em diversas comarcas do Paraná. Especializou-se em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina.

Atualmente, como Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sua liderança tem sido essencial para assegurar a integridade e transparência nos processos eleitorais. Além disso, destaca-se por seu comprometimento social, lecionando em instituições de ensino e envolvendo-se em projetos sociais.
Um marco significativo de sua gestão é a instalação da 104ª Zona Eleitoral em Foz do Iguaçu, visando atender ao crescimento populacional e às demandas eleitorais da região, fortalecendo a democracia e garantindo o acesso aos serviços eleitorais.

Gratidão e reconhecimento

Durante a solenidade, Wellington expressou sua gratidão: “Na minha trajetória, enfrentei vários desafios. Me sinto honrado pelo reconhecimento. Estou muito feliz hoje e agradeço pela oportunidade de receber esta honraria!”

Várias autoridades do Poder Judiciário prestigiaram o momento.

O Juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, Secretário e representando a AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros falou sobre o legado do amigo desembargador: “Wellington é um grande batalhador para a Magistratura do nosso Estado. Tem uma história muito bonita. Meu agradecimento por toda sua dedicação”, afirmou o magistrado. “Reconhecimento de gratidão de sua notável contribuição por parte da justiça e da sociedade. Sua postura humanitária e inovadora são motivos de inspiração!”, citou Antônio Lopes de Noronha Filho, Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Foz do Iguaçu.

“Viemos reconhecer e agradecer sua atenção e visão diferenciada, não apenas como juiz, mas também como pessoa!”, disse Arial Nicolai, Juiz Diretor do Fórum Eleitoral de Foz.
Representando o poder executivo, Osli Machado, Procurador do Município, também se manifestou: “O Senhor é um de nós iguaçuenses. O senhor chegou no ápice. Parabéns pela merecida honraria!”.

 


Comunicação CMFI