O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone receberam, na tarde desta terça-feira (4/7), o compositor, multi-instrumentista e cantor Carlinhos Brown. Ele está em Curitiba para o show Umbalista, amanhã, no Teatro Positivo. Ele se apresenta com a Orquestra à Base de Sopro (OABS), grupo musical do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba que tem a direção do clarinetista Sérgio Albach. O show faz parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno
- Carlinhos Brown traz Umbalista para a Oficina de Música de Curitiba; veja a programação da semana
- Festival de Música de Câmara tem apresentações dentro da Oficina de Música de Curitiba
- Concerto arrebatador encerra a Semana de Canto Coral da Oficina de Música de Curitiba
Carlinhos Brown destacou a cultura e o desenvolvimento urbano que colocaram Curitiba no cenário mundial. “Estou muito feliz de estar aqui, com o prefeito, participando da Oficina de Música, numa cidade que é modelo para o mundo. Agradeço a oportunidade em dar continuidade a essa força que é a família baiana no Paraná”, disse Brown.
O prefeito presenteou o músico com uma réplica da escultura Marumbi, de João Turin, o maior escultor animalista do Brasil. A obra, duas onças em combate, representa alegoricamente o pico da Serra do Mar.
Cultura negra
“Estou feliz com a presença do Carlinhos Brown na Oficina de Música. Ele nos orgulha com o seu talento e versatilidade. É um dos grandes nomes da MPB e nos honra com o título de Embaixador Ibero-americano para a Cultura. Será um grande show e eu vou me juntar aos curitibanos para aplaudir Carlinhos Brown”, disse Greca.
Ele e o prefeito destacaram a influência africana na música, nos ritmos que se desenvolveram a partir da cultura negra. “O que seria da América sem a cultura negra? Não haveria o soul, que tem a influência do jazz, do blues e do gospel. Não haveria o rock e nem o samba, disse o prefeito.
“Não haveria a mistura que fez do Brasil um arcabouço de memórias rítmicas” completou o músico. “E este show vai trazer o que é o Brasil. Eu vou colocar as mãos na percussão, vou trazer toda a ancestralidade como uma demonstração da capacidade melódica do percussionista brasileiro. As pessoas vão se identificar e cantar juntas”, contou Carlinhos Brown.
Percussão e sopros
Brown vai fazer um show mais intimista, em que canta e toca percussão acompanhado por um quarteto de músicos. Ele apresentará suas composições e canções feitas em parceria com Arnaldo Antunes, Marisa Monte e outros grandes nomes da MPB. Na segunda parte do espetáculo, o músico cantará com a Orquestra à Base de Sopro. “Adoro trabalhar com sopros. Estou preparado para isso, os arranjos estão incríveis”, comemorou.
Acompanharam a visita o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; e a assessora de Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Povos Originários, Marli Teixeira Leite.
Confira a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno no Guia Curitiba.
A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar - Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.
SMCS - PMC
0 Comentários