O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foi palco, na celebração da Sexta-feira Santa (7/4), da abertura da temporada 2023 de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba. Com regência do maestro argentino César Bustamante, do Teatro Colón, a obra Paixão Segundo São João de Handel teve sua primeira execução no Brasil. O Santuário recebeu mais de mil pessoas e também pôde ser assistido pela TV Evangelizar por todo o Brasil e América Latina e pelas redes sociais do canal.
Com a presença do prefeito Rafael Greca, o grupo quase quinquagenário celebrou a véspera da Páscoa.
“A Camerata leva o grande nome de Curitiba para todo o mundo, é o nome da inteligência e da qualidade musical da gente da cidade”, disse o prefeito. “É a cultura sem bilheteria, a ideia é que todos possam ter acesso a grande cultura, e assim difundir a Camerata para todo o Brasil com essa obra de arte”.
- Feriado de Páscoa tem cinema, exposições e tradições polonesas e ucranianas em Curitiba
- Camerata Antiqua de Curitiba abre temporada com Paixão Segundo São João de Händel
O padre Reginaldo Manzotti falou sobre a parceria com a Prefeitura de Curitiba para concertos no Santuário. No espaço, mais duas apresentações da Camerata estão programadas até o fim do ano, dias 2 de junho e 27 de outubro. “Da música erudita às coisas mais simples, mas de modo geral a igreja e nós da Rede Evangelizar somos parceiros quando é para levar o Evangelho de Jesus Cristo através da arte”, disse.
Além dessas apresentações, a Camerata prevê em 2023 mais sete concertos gratuitos em Igrejas e templos religiosos, dentro do Programa Concerto nas Igrejas.
Música sacra
A obra, apresentada na noite de Sexta-feira Santa no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, está dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, contando os momentos finais de Cristo na cruz. O evangelista foi interpretado pelo tenor Anibal Mancini, Jesus pelo baixo Norbert Steidl e Pilatos pelo contratenor Paulo Mestre. O concerto teve ainda a participação das sopranos Luísa Favero e Ornella de Lucca e do tenor Guilherme Moreira.
Essa é a primeira vez que César Bustamante esteve à frente da Camerata. Segundo o maestro, a dificuldade técnica da obra foi facilitada pela qualidade musical do grupo. “Estou encantado com o grupo. A obra não é muito comum de ser tocada e precisa de muita dedicação para conseguir o resultado satisfatório e a Camerata foi excelente. São músicos excepcionais que me surpreenderam”, afirmou.
Público cativo da Camerata, o casal Alexandre e Tatiana Bravo assistiram ao concerto com seus filhos Maria Luiza e Luis Augusto, de 9 e 8 anos. “Viemos pela experiência de assistir à Camerata, esse espetáculo que ela proporciona é maravilhoso e também para introduzi-los à música clássica e à cultura. Com certeza foi uma noite marcante, com muita sensibilidade e profusão dos músicos”, explicou Alexandre Bravo.
Também estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor de ação cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno; o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr; a coordenadora geral da Camerata Antiqua de Curitiba, Janete Andrade; e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
Temporada 2023
A um ano de completar meio século de existência, a Camerata Antiqua de Curitiba, formada por Coro e Orquestra, é um dos símbolos musicais da cidade. Na temporada 2023 estão programados mais de 50 concertos, muitos deles gratuitos e outros com valores acessíveis, a partir de R$ 17,50.
Acesse toda a temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba
SMCS-PMC
0 Comentários