Instalação de painéis solares do Programa Cohab Solar, no conjunto Bela Vista da Ordem, no Tatuquara.
Curitiba, 09/11/2022.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Instalação de painéis solares do Programa Cohab Solar, no conjunto Bela Vista da Ordem, no Tatuquara. Curitiba, 09/11/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

 

O programa Cohab Solar ganhou, em novembro, mais 53 unidades na Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara. As famílias beneficiadas haviam sido reassentadas de área de risco para as casas novas no conjunto, como a servente de limpeza Neide Francisca Lourenço, 60 anos.

“Feliz demais, mudamos de uma situação de muita dificuldade e hoje vivemos melhor em nossas casas novas. Agora ganhamos as placas solares que vão ajudar na economia de energia, além de proteger o meio ambiente”, diz Neide, que vive com o marido e o enteado.

O projeto Cohab Solar avançou em 2022 com mais dois empreendimentos contemplados. Em outubro foram entregues 23 unidades equipadas com painéis fotovoltaicos na Vila Nina, no Fazendinha. Agora são 106 moradias na cidade com economia na conta de energia e responsabilidade ambiental.

“Curitiba é referência mundial em iniciativas de cidade inteligente e a utilização da energia solar está entre essas ações. Aproveitamos uma energia não poluente para beneficiar famílias reassentadas. Seguimos na missão de tornar nossa cidade cada vez mais inteligente e humana”, destaca o prefeito Rafael Greca.

  •  

Curitiba Mais Energia

Coordenado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o Cohab Solar integra o programa Curitiba Mais Energia, cujo objetivo é popularizar o uso de energias renováveis para contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

Compostos de vidro e silício, os painéis fotovoltaicos captam a radiação solar e enviam para um conversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico, gerando economia de até 80% nas contas de luz das famílias atendidas.

Além do benefício financeiro, as placas representam geração de energia sustentável e sem impacto ambiental. O casal Valdemir Borges, 61 anos, e Maria Antônia Oliveira, 62, também recebeu um painel fotovoltaico em sua casa na vila Bela Vista da Ordem.

“Aqui a casa é boa, a região é boa. E as placas vão nos ajudar bastante, vamos gastar menos e poder usar o dinheiro para fazer melhorias na casa. Estamos muito gratos pelo trabalho da Cohab”, ressalta Maria.

A atuação da Cohab tem ligação direta com a preservação do meio ambiente, como explica o presidente do órgão, José Lupion Neto.

“A energia solar é uma energia não poluente. Nossos projetos de habitação trazem sempre a preocupação ambiental. Além das placas fotovoltaicas, nossos reassentamentos permitem que margens de rios sejam revitalizadas”, destaca Lupion.

Transformação

Intervenções da Cohab transformaram a realidade da Vila Bela Vista da Ordem. Um projeto integrado, que incluiu regularização fundiária, reassentamento de moradores de áreas de risco e obras de urbanização inseriu a vila, antes precária, na cidade formal, com benefícios para mais de mil pessoas.

Além das 53 famílias beneficiadas com casa nova, 11 já haviam sido reassentadas para abrir uma diretriz de arruamento. Além de permitir melhora no tráfego local, parte da área que foi desocupada passou por obras de recuperação ambiental com plantio de grama e implantação de ciclovia e cancha esportiva.

No interior da vila, a Cohab asfaltou 2,7 quilômetros. São trechos de importantes ruas da região, como a Francisco Raphael Dilascio. Também foram implantados 3,5 quilômetros de redes de drenagem, e 4,2 quilômetros de redes de água e esgoto.

“É um projeto completo, no qual construímos novas moradias para reassentar famílias que viviam em condições insalubres, implantamos obras de infraestrutura com a pavimentação e abertura de ruas, redes de água e esgoto, recuperação ambiental e aprovamos o loteamento, possibilitando escrituras de propriedade aos moradores das áreas sem restrições”, explica Lupion.