O prefeito Rafael Greca recebeu nesta quarta-feira (26/10), no Palácio Solar 29 de Março, o Prêmio que a Fazenda Urbana de Curitiba recebeu do Pacto de Milão por ser destaque em inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil.
“Nós recebemos o reconhecimento das Nações Unidas e da comunidade internacional pela generosidade do nosso programa de Segurança Alimentar e Nutricional, que na ocasião foi simbolizado pela Fazenda Urbana. Uma cidade que é generosa com seu povo, merece ser louvada e visitada. Viva Curitiba”, disse o prefeito.
- Greca encaminha à Câmara Projeto de Lei que institui o Programa Alimento Solidário
- Fazenda Urbana e Mesa Solidária são exemplos de inovação na segurança alimentar em Curitiba
O reconhecimento ao espaço da Prefeitura foi entregue no dia 17 deste mês durante o 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, no Rio de Janeiro, na primeira vez que o fórum ocorre fora da Europa. O prêmio reconhece a Fazenda Urbana por ser destaque em inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil.
Apenas duas cidades brasileiras receberam a menção honrosa do Pacto de Milão por espaços que promovem o cultivo de alimentos de forma sustentável e em prol da população. Curitiba e Araraquara (SP) integram a lista ao lado de Paris (França), Londres (Reino Unido), Melbourne (Austrália), Copenhague (Dinamarca), Los Angeles (EUA) e Nova York (EUA).
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou a importância do prêmio para a cidade.
“É sempre gratificante o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos, sob orientação do prefeito Rafael Greca, na Fazenda Urbana, nas 145 hortas e nos Jardins de Mel que são iniciativas conectadas. São ações que estão trazendo conhecimento e benefícios para a população”, afirmou Gusi.
Pacto de Milão
O 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana tem a participação de mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo, como Paris, Copenhague, Chicago e Washington. Eles vão discutir, de forma presencial e virtual, soluções para políticas públicas, sistemas alimentares e justiça climática. É a primeira vez que o evento é realizado na América do Sul e, nesta edição, o tema é “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”.
Além de prefeitos, autoridades representantes de cidades, profissionais de política alimentar, especialistas e pesquisadores estão reunidos no Rio após um ano da última reunião em Barcelona. O evento vai discutir soluções e oportunidades eficazes para combater as mudanças climáticas por meio de políticas e sistemas de alimentação.
SMCS-PMC
0 Comentários