Oportunidades de emprego, realocação no mercado de trabalho e auxílios para empresários estão entre os serviços oferecidos em cada ação

Os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante foram ampliados para melhorar a oferta de atendimento aos cidadãos que procuram não somente por oportunidades de emprego, mas também a regularização de documentos ou empresas. Nesta sexta-feira (4), foram os moradores do Morumbi que aproveitaram a estrutura da iniciativa, montada no Centro Escola Bairro Darci Pedro Zanatta. 

As empresas Liderança Cobranças e Lar Cooperativa Agroindustrial estiveram no local para a realização das entrevistas, além  das equipes do Banco do Empreendedor, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz (SINCOFOZ). 

Fernando Freitas, de 16 anos, estava em busca de uma vaga como menor aprendiz, já com a ideia de poder ajudar mãe nas contas de casa. “Eu tenho muito interesse na vaga, quero ter a chance e aprender o que puder”, contou o jovem. 

Desempregado há cerca de um ano, Diego Souza, 32, quer ser efetivado em um emprego fixo e ter uma segurança para a família. “Continuar com bicos não é bom, por essa falta de estabilidade, então é muito bom ter tantas vagas assim. O que aparecer eu vou encarar, sem tentar, ninguém consegue nada”, afirmou. 

Aumento de vagas 

O diretor da Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu, Luciano Castilha, ressalta que o município está em franca expansão na criação de empregos. Ele relembra ainda os dados Caged de 2021, onde Foz do Iguaçu gerou 4.228 empregos com carteira assinada e somou, no geral, um estoque de 58.761 postos de trabalho formais. 

“Nós temos as vagas esperando pelos interessados. Muitas são trazidas pelas empresas, mas nós também estamos buscando mais parceiros que confiam no trabalho realizado pela agência. O aumento é notório e isso nos anima a continuar”. 

Castilha ainda pontua que em poucos meses de funcionamento da Agência Itinerante já se mostrou muito eficiente. Já foram cerca de 300 atendimentos em uma iniciativa que deve chegar a todos os bairros. 

“Essa foi uma iniciativa do prefeito Chico Brasileiro, que percebeu essa necessidade de levar o atendimento mais próximo dos moradores. Então estamos usando toda a estrutura que o próprio município dá, como os centros de convivência, para oferecer um trabalho social amplo a quem precisa”, completou Castilha. 

Novos serviços 

Empresários do bairro também puderam receber orientações importantes sobre linhas de crédito e até mesmo receber auxílios, por meio do Banco do Empreendedor. 

“O serviço do Banco tem uma grande ligação com essa ação, pois se trata do oferecimento de recursos a quem movimenta a economia da cidade nos bairros. Ninguém fica sem atendimento”, ressaltou Volnei Lampert, coordenador do Banco do Empreendedor.

Para receber o auxílio, é necessário estar em dia com todas as documentações e obrigações fiscais – ajuda oferecida pelos técnicos do SINCOFOZ. “Essas orientações contábeis sobre CNPJ e CPF são muito importantes, porque ainda há dificuldade de muitas pessoas sobre qual o direcionamento correto na hora de se regularizar. Então o suporte vem na hora certa”, garantiu Leandro Corrêa, representante do sindicato.

SMCS PMFI